Imprimir
Notícias

Ministro da Cultura visita Ammaia


A Ammaia recebeu hoje, dia 3 de Fevereiro, a visita do Ministro da Cultura Dr. João Soares.
O Ministro pôde testemunhar e conhecer o projecto que a Fundação Cidade de Ammaia tem a decorrer há mais de 20 anos na salvaguarda, na protecção, no estudo e na valorização das ruínas desta importante Cidade Romana.
O Ministro visitou o Museu, parte das ruínas onde se situa a Porta Sul e o Laboratório de Conservação e Restauro.
Carlos Melancia, Presidente da Fundação, descreveu o trabalho realizado ao longo dos anos em prol do conhecimento e da defesa deste importante espólio que é a Ammaia e o Ministro João Soares enalteceu o bom trabalho realizado em prol da cultura, levado a cabo por esta instituição de serviço público e sem fins lucrativos, na gestão de um monumento classificado como monumento nacional desde 1949. Realçou ainda a enorme estima e consideração pessoal que sempre teve pelo Engº Carlos Melancia e a admiração pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos ao serviço do Estado.
A visita foi guiada pelo Professor Carlos Fabião, Professor da Universidade de Lisboa e responsável científico da Ammaia.
O Ministro visitou ainda os Olhos d'Água, propriedade do Ministério da Ambiente para o qual a Fundação juntamente com o Município de Marvão e o Maestro Christoph Poppen, responsável pelo Festival Internacional de Música de Marvão, apresentaram já um anteprojecto para o aproveitamento e a rentabilização progressiva daquele espaço abandonado pelo Parque Natural da Serra de São Mamede há 3 anos com elevados riscos de degradação. Esta iniciativa tem como objectivo transformar o espaço num projecto estruturante para as áreas da música, artes e ciência, recuperando simultaneamente a Quinta dos Olhos d'Água novamente para o concelho de Marvão.
Esta visita contou ainda com as presenças da Directora Geral do Património Cultural, Arqª Paula Silva, da Directora Regional da Cultura do Alentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira, além do Presidente da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Dr. António Ceia da Silva, e do executivo autárquico de Marvão, representado pelo seu Presidente Engº Vitor Frutuoso e pelos Vereadores Dr. José Manuel Pires e Engº Luís Vitorino.
Em representação da Fundação Cidade de Ammaia, para além do seu Presidente, estiveram presentes os representantes dos Curadores Universidade de Évora o Professor Jorge Araújo e da Universidade de Lisboa o Professor Paulo Farmhouse Alberto.
Finalmente o Ministro, Dr. João Soares, foi depois recebido pelo Presidente do Município, na sede do concelho, para tomar conhecimento do estado da candidatura do Castelo de Marvão a património da UNESCO.
 

 

Voltar