Imprimir
Ruínas
Estudo e Conservação das Ruínas da Cidade
 
A metodologia de estudo e análise de todo o contexto arqueológico e conservativo segue os princípios da conservação e restauro e as “Recomendações para a Análise, Conservação e Restauro Estrutural do Património Arquitectónico” do ICOMOS.
O levantamento do estado de conservação das ruínas abrange diversas disciplinas transversais à conservação e restauro, de forma a obter um estudo mais rigoroso e científico sobre o sítio. A proposta de intervenção tem como base os princípios da intervenção mínima e a reversibilidade e compatibilidade de materiais e técnicas. O objetivo é assegurar a integridade física das estruturas, evitando a sua perda ou deterioração, certificando assim o acesso em segurança dos visitantes à fruição cultural do sítio.
 
 
Manutenção das Ruínas
 
A noção de preservação e manutenção assume um valor essencial em conservação, já que dela decorrem as melhores condições para a preservação de um sítio. Com efeito, a manutenção prevê a realização de procedimentos preventivos que, em muitos casos, impedem a ocorrência de problemas significativos. Estes procedimentos são regulares e obedecem a um programa denominado plano de manutenção. Neste devem ser consideradas as causas de degradação mais comuns relacionadas com o uso dos ocupantes ou visitantes, ou quaisquer outras situações anómalas mais esporádicas. A criação de um programa/plano permite corrigir e melhorar as condições do sítio, contribuindo eficazmente para eliminar muitas das situações de perigo e/ou minorar os riscos existentes.
 

Os procedimentos utilizados são:

 

DESMATAÇÃO - A desmatação tem como objetivo eliminar a vegetação rasteira nas áreas limítrofes das estruturas. Este procedimento possibilita a limpeza das estruturas e uma melhor visualização das mesmas.

 

APLICAÇÃO DE HERBICIDA - Na eliminação da vegetação herbácea é utilizado um herbicida sistémico. O herbicida é aplicado por pulverização ou injeção dependendo da resistência da planta.

 

APLICAÇÃO DE BIOCIDA E LIMPEZA DAS ESTRUTURAS - Aplicação de um biocida a baixa percentagem, com o objetivo de eliminar a colonização biológica. O procedimento é realizado através de pulverização. A escovagem das superfícies deve ser realizada mecanicamente com escovas de nylon e nebulização com água da rede pública.

 

 


Trabalhos de escavação arqueológica

Intervenção em moeda