Imprimir
Porta Sul
 
Os trabalhos nesta área identificaram duas estruturas circulares, que revelaram ser o arranque de duas torres.
Ambas ladeavam uma das portas da cidade, estando por sua vez adossadas à muralha romana. As torres possuem um diâmetro externo de 6,30m e estavam ligadas por um arco - Arco da Aramenha - transportado para Castelo de Vide em 1710 e posteriormente destruído.
Alargando-se a escavação para o interior da cidade, descobriu-se uma praça pública, pavimentada com blocos de granito muito regulares. O lajeado do lado direito possui um comprimento de 21,30m, e uma largura de 10,75m, do lado esquerdo, apenas se conservaram algumas lajes, in situ.
Os lajeados ladeiam uma das principais ruas da cidade (Cardo Maximus), que segue em direção ao Fórum, possuindo cerca de 4m de largura, no entanto, os vestígios da calçada original desapareceram, restando apenas as peças que constituíam a soleira da porta.

Esta soleira é formada por cinco peças de granito, duas delas encontradas in situ. A construção deste conjunto monumental, na segunda metade do séc. I d.C., implicou a demolição parcial de algumas habitações mais antigas que remontam aos inícios do império.

Porta Sul

Porta Sul